quarta-feira, 26 de maio de 2010

Maricá completou 196 anos de emancipação!

Em comemoração ao aniversário de 196 anos de Maricá nossa Escola realizou várias atividades e passeios.

A turma do 3º ano fez uma releitura da Bandeira do Município:

A Turma da Educação Infantil reproduziu a bandeira de Maricá:

Utilizando fotos antigas e atuais fizemos uma correlação entre o passado e presente de Maricá e durante os passeios que fizemos pela cidade foi possível identificar estes locais:

Observando o mapa do Município os alunos puderam localizar bairros e identificar o trajeto dos diversos passeios que fizemos por nossa cidade para conhecê-la melhor. Tiveram também a oportunidade de refazer estes trajetos utilizando carrinhos de brinquedo:
Venha passear conosco!

Conhecemos o Anfiteatro e a Biblioteca Municipal:

Vimos a Casa Digital: Aqui estamos na Igreja Nossa Senhora do Amparo:

No final do dia fizemos um piquenique na lagoa de Jacaroá:
A turma do 3º ano e da Educação Infantil visitou o Aeroporto Municipal:

Fomos também até a Casa de Cultura onde tivemos oportunidade de visitar duas exposições fotográficas sobre a história da cidade.Nas duas mostras, as peças exibidas foram coletadas por alunos de duas escolas (uma municipal e outra estadual), sendo a curadoria organizada por seus professores.
A primeira exposição aberta foi “Da Sesmaria de Simão de Oliveira ao Bairro Saco das Flores”, que resgata as origens do local desde a ocupação pelos índios tupinambás, antes da chegada dos portugueses. Entre as imagens mostradas, estão a da construção da ponte do Boqueirão, na década de 1960. A historiadora Maria da Penha de Andrade e a professora da Escola Municipal Maurício Antunes Renata Toledo Pereira foram as responsáveis pela organização.
A outra mostra, “Maricá Colonial, Imperial e Republicano”, apresenta imagens que registram aspectos econômicos, sociais e políticos da cidade nos três períodos da história. Foi organizada por alunos do ensino médio do Colégio Estadual Elisiário Matta e pelo professor Cezar Brum:

Para encerrar nosso projeto, fizemos um piquenique na Praça Tiradentes, em Araçatiba: