terça-feira, 31 de agosto de 2010

Passeio pelo bairro da nossa escola

A turma Golfinho ( 2º ano) está estudando bairro e por este motivo combinamos fazer um passeio para conhecermos melhor o bairro Zacarias,onde nossa escola está localizada.

Iniciamos nosso roteiro pela Restinga de Maricá.Registramos aqui um trecho da reportagem explicando sua formação publicada no exemplar nº 16/2008 da revista "MaricáJá":
"Há milhares de anos tudo era mar.As lagoas de Maricá formavam uma baía e a pequena faixa de terra que separa o mar da lagoa não existia.As mudanças climáticas ocorridas na terra e as variações do nível do mar, ocorridas entre 7000 e 2000 anos atrás, fizeram sedimentar faixas de areia,cordões que represaram pedaços de mar nas depressões costeiras existentes então.Tempestades, correntes litorâneas,ventos passaram a modelar as restingas, originando dunas e lagunas.Ali também cresceu uma vegetação típica e assim surgiu a restinga.'
Vamos conferir sua localização e extensão no mapa:
Para conter a especulação imobiliária e evitar ocupações irregulares e seus consequentes danos ao ecossistema, foi criada através do decreto nº 7230,de 23/01/1984 a APA (Área de Proteção Ambiental) de Maricá, que abrange parte da restinga (antiga Fazenda São Bento da Lagoa),a ilha Cardosa e a Ponta do Fundão, atendendo reivindicação da comunidade local em parceria com associações ambientalistas, comunidade científica e o poder público.
Em relação a fauna da restinga temos que considerar os vários ambientes existentes como a praia,brejos e lagoas.Sua diversidade é muito grande e podemos encontrar entre outros, insetos,peixes dos alagadiços, aves e répteis.
Já no início do passeio tivemos que parar o ônibus para acompanhar da janela a travessia de uma cobra:
O ecossistema de restinga é formado por tabuleiros costeiros, duplo cordão arenoso coberto de dunas, brejos,vegetações e fauna de restinga.Sua flora é formada por bromélias, cactos,pequenos coqueiros,espécies diversas de gramíneas, arbustos de pequeno porte e pequenas árvores frutíferas,como a pitanga, araçá,cambuí, bapuana e caju:
Encontramos a cambará (lantana camara), que atrai muitas borboletas por causa do seu néctar, como tivemos oportunidade de constatar:
Em nosso passeio encontramos alguns bois soltos pela restinga:
Passamos pela lagoa e atravessamos a ponte dos Macacos sobre o Rio Brejo da Costa:
Infelizmente constatamos também que muitas pessoas ainda não se conscientizaram da importância da preservação da restinga.Encontramos lixo,queimadas e restos de material de construção pelo caminho por nós percorrido:
Mas tivemos a satisfação de poder observar uma coruja, registrada na foto pela professora Érica:
Chegamos até a antiga e abandonada sede da Companhia Vidreira do Brasil (COVIBRA).No local, grandes quantidades de areia foram extraídas da restinga e transportadas pela antiga Estrada de Ferro Maricá para abastecer a vidreira em Neves (São Gonçalo).As fábricas de Maricá e São Gonçalo pertenciam ao empresário português Lucio Tomé Feteira, antigo proprietário de toda a região da restinga. Em meados dos anos oitenta ele planejou a construção de um empreendimento urbano na área da restinga denominado Cidade São Bento da Lagoa e os pescadores de Zacarias foram ameaçados de perderem o seu local de trabalho e moradia. O processo foi revertido com a mobilização dos pescadores junto a movimentos ambientalistas locais e membros das universidades:
No caminho de volta, vimos um profissional fotografando a área e paramos para saber qual o objetivo.Fomos informados que as fotos serão enviadas para Portugal:
Passamos então pela tradicional Comunidade de pescadores de Zacarias, presente na área desde o século XVIII,localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), na margem da Lagoa de Maricá.
Esta comunidade é descendente de três principais famílias (o clã dos Marins,Costa e os Marques). Muitos dos nossos alunos moram no local e/ou são descendentes destas famílias:
No local observamos também uma casa do pássaro João de Barro numa árvore:
Saindo da restinga seguimos pela Rua Prefeito Ivan Mundim para observarmos os estabelecimentos comerciais do bairro:

Por fim, avistamos parapentes e fomos até a praia conferir:

Conversamos com os Salva-vidas , bebemos água e retornamos para a escola.

2 comentários:

  1. Sei que nosso papel como educadores é, acima de tudo, educar. Porém, além desta tarefa, que considero um prazer, temos a responsabilidade de dar às crianças exemplos positivos e motivá-las para uma vida de sucessos.Parabéns "Super Eneida", por todo carinho e dedicação a nossa escola e ao verdadeiro sendito da palavra EDUCAR.
    PS:&& Esse Blog tá virando uma Wikipedia de Zacarias !kkkk...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à equipe competente da E. Municipalizada de Barra de Zacarias. Acompanho o trabalho de vocês e vejo o respeito,a preocupação em construir uma educação de qualidade para nossos alunos.
    Beijos, Amalia Ferreira.

    ResponderExcluir