sexta-feira, 10 de abril de 2015

Projeto Maricá Sustentável - Aula passeio no Silvado

"Aulas de descobertas, voltadas para os interesses do estudantes. Por acreditar que o interesse da criança não estava na sala de aula e sim fora dela, Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.Desta forma, compreendemos que nossas crianças aprendem o que vivenciam. Hoje fomos até o Silvado conhecer a nascente e o rio, no qual se faz captação de água para distribuição no Centro de Maricá.Além disso, fizemos o plantio de mudas na nascente do rio, fortalecendo assim a mata ciliar.
Este passeio contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Ana Paula),Luís, o Prof. Marcus Lacerda e Carlinhos, dono do sítio "Sonho Meu".Nossos agradecimentos a todos estes amigos da escola que muito contribuíram para o enriquecimento da aprendizagem dos nossos alunos. 
Agora, na escola estaremos ampliando nossos estudos com o Projeto Maricá Sustentável".

Na foto acima, a Pedra do Silvado.
Ao chegarmos, o professor Lacerda explicou que estávamos num vale, cercado por montanhas.

Na caminhada, encontramos uma nascente de encosta:

Chegou a hora da  distribuição do lanche.Ana Paula, da Secretaria de Meio ambiente, falou sobre a necessidade de não jogarmos nenhum lixo no local. Explicou que restos das maçãs até poderiam ser descartados no ambiente porque serviriam de alimento para animais e iriam se decompor e não poluir. Para recolher o lixo ela trouxe sacolas feitas de material biodegradável.














 Passamos pelo rio Caboclo de onde avistamos uma parte da ponte que existia e foi destruída pela força da água do rio anos atrás.

Chegando ao "Sítio Sonho meu" para ver a nascente do rio Ubatiba, no Silvado:



Plantando mudas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário