quinta-feira, 11 de junho de 2015

Aniversário da nossa escola!


No dia 11 de junho comemoramos os 94 anos da Escola Municipalizada Barra de Zacarias.Na realidade a data de criação foi fevereiro de 1921, conforme consta no carimbo da escola encontrado nos documentos emitidos, porém como nesta data ainda não tínhamos iniciado o ano letivo, resolvemos comemorar no dia da reinauguração após obra de reforma e ampliação da escola - 11 de junho de 2012.
O tema da decoração foi a restinga e a comunidade de pescadores de Zacarias, onde nossa escola está localizada. O mural de boas vindas retratava esta  situação:nossa escola no meio da restinga, uma montagem coletiva feita com desenhos dos alunos do 4º e 5º ano:
Vamos então conferir detalhes da decoração:

Os vasinhos comestíveis foram feitos com brigadeiro coberto com biscoito de chocolate moído. As folhinhas são de hortelã:
Abaixo, a representação da Comunidades de pescadores de Zacarias com suas casinhas, a tarrafa, os barcos, peixes, o mar e a lagoa:
Uma maravilhosa torta salgada feita por nossas dedicadas funcionárias:
O mural abaixo mostrava a fachada da escola em diferentes épocas:
Neste painel as turmas do 4º e 5º ano e funcionários deixaram registrados boas recordações de Barra de Zacarias e convidavam os visitantes a fazerem o mesmo:
Já neste painel em formato de rolo de filme foram expostas de forma cronológica fotos de eventos, alunos e professores da escola em diferentes anos:


Para abrilhantar ainda mais nossa festa convidamos a banda da Escola Municipal João Bezerra, localizada na Barra de Maricá:
Agradecemos emocionados a presença do Secretário de Assistência Social Jorge Castor e sua esposa Laura,"amigos da escola" desde sua reativação em 2008 e da Professora Irani, que veio representando o Secretário de Educação William Campos.
Destacamos também a presença da diretora da Escola Municipal João Bezerra, professora Simone,da diretora da Escola Municipal Dirce Marinho Gomes e ex-professora alfabetizadora da nossa escola, professora Carina; da Superintendente Mônica Salles, que também é mãe de aluno do 4º ano e da nossa ex-professora mas parceira sempre presente e avó de alunas da escola,Luciana Donato, que atualmente faz parte do PNAIC (Programa de Alfabetização na Idade certa). 
Deste mesmo programa prestigiaram nossa festa a ex-professora da escola Nara e a atual orientadora de estudos Raquel.Também contamos com a presença da nossa orientadora da educação Infantil, professora Esandra.
Ressaltamos também a presença da professora Líbia,atual Diretora Adjunta do CEIM Recanto da Amizade e mãe de aluno do 4º ano, que foi a primeira Diretora Adjunta da nossa escola quando a mesma foi municipalizada e a professora Sharlene, a primeira Secretária.Elas foram fundamentais no processo de municipalização da escola, juntamente com a primeira Diretora Claudia Cardoso, que infelizmente não pode comparecer por questões profissionais.

Para finalizar,destacamos também a presença  da professora Alzira, que emocionou toda a equipe, pois ela trabalhou na escola antes da mesma ser municipalizada e foi professora da nossa atual professora de Educação Física Vânia. 
Foi feita também uma belíssima homenagem a orientadora pedagógica Eneida, que trabalha na escola desde 2008 e que também participou ativamente do seu processo de municipalização, após o período em que a escola ficou desativada. 
Foram emocionantes momentos de confraternização e reencontro!
Em seguida, assistimos a apresentação do grupo de dança da escola "Dançarias":

Depois tivemos pula-pula, algodão doce, pipoca, cachorro quente, refrigerante , torta salgada, bolo, doces e muita alegria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário