sábado, 29 de agosto de 2015

II Festa da Arte e da Cultura



No dia 28 de agosto, sexta-feira, realizamos nossa "II Festa da Arte e da Cultura".Na parte da manhã tivemos exposição de trabalhos,degustação dos doces feitos pelas turmas, cinema, teatro de  sombra e brincadeiras.Abaixo podemos apreciar os trabalhos sobre as lendas feitos pelas turmas 201 e 202 com as professoras Mônica e Kátia.Participaram também a turma 301 da professora Alexandra (coruja) e o pré I, que fez as bonequinhas do Sambalelê, o Boitatá e  as carinhas de saci com a professora Sandra:





As turmas 401 e 501 fizeram uma produção de texto e desenhos sobre lendas e  histórias de Zacarias com a professora Fátima.
A turma do Pré I, com a professora Sandra, registrou a letra da música e fez a "Dona Aranha" que subia e descia pela parede:

A turma 301 falou sobre as lendas da Iara, Cobra Norato, Curupira e Negrinho do Pastoreio:


Na mesa, estavam os desenhos e personagens que  criaram para a apresentação das lendas para os convidados, na segunda parte da festa.

A turma criou também um mural com adivinhas.Quem não soubesse ou quisesse conferir se acertou, puxava a aba e encontrava a resposta dentro do envelope. 
A turma do Pré II trabalhou e fez com a professora Patrícia dobraduras ilustrando o trava-língua registrado abaixo:

A turma 101 criou e ilustrou uma história coletiva:


A turma do Pré II com a professora Rosângela e a turma 501 com a professora Giselle também fizeram desenhos sobre os personagens do nosso folclore.
Colocamos também fotos das crianças realizando os trabalhos que hoje fazem parte da exposição.


A professora Giselle da Sala de Leitura expôs o livros trabalhados e os cadernos com as produções individuais dos alunos das turmas 101,102,201,202 e 301. Organizou também com os alunos do 5º ano uma história sobre o folclore apresentada usando o recurso do teatro de sombras.


Entre as brincadeiras, tivemos a "Pescaria do Boto e da Iara", decorada com trabalhos realizados pelas turmas 201 e 202 com a professora Ana Paula.A "lenda do Boto" foi contada através de um texto coletivo criado pelo Pré I com a professora Fernanda, que também fez o boto de mosaico com a turma. Já a  "Lenda da Iara" foi contada por um texto coletivo criado pela turma 202 com a professora Kátia:



Outra brincadeira foi jogar a peneira na garrafa onde o saci estava preso.Os sacis que estão dentro das garrafas  foram criados pela turma do 5º ano. O mural foi montado com  árvores feitas pela turma 201 com a professora Mônica,coruja desenhada por aluna da turma 301 e os sacis feitos pelos alunos da turma 101.

 Conferimos aqui a apresentação do teatrinho de sombras com história criada  e apresentada pelos alunos do 5º ano,  orientados pela professora  Giselle (Sala de Leitura):

Tivemos também a apresentação de lendas no nosso cinema:
Na parte da tarde chegaram os convidados para assistirem as apresentações. A turma do 4º ano aproveitou para brincar com jogos do nosso folclore:
Este foi o cenário que montamos para as apresentações das turmas.O saci foi feito pelos alunos da turma 101 e o Curupira pela turma do Pré II.As copas das árvores foram feitas pelas turmas do Pré I e Pré II  ( pintura a dedo).Os bois foram criados pela turma 202, a coruja pela turma 301 e a casa do João de Barro e os pássaros pela turma 102:


Abrimos nossa festa com a leitura das lendas de Maricá  reescritas por alunos da escola no ano passado. Elas foram selecionadas e publicadas num  livro, projeto fruto de uma parceria entre  o Jornal Folha Dirigida e a Secretaria de Educação de Maricá:
Iniciamos nossas apresentações com a turma do Pré I, das professoras Fernanda e Sandra, com a música Sambalelê:



Depois foi a vez do Pré II das professoras Patrícia e Rosângela, com a ciranda "De abóbora faz melão":


Em seguida, apresentou-se o grupo de dança da escola "Dançarias", com a coordenação do professor Alex:

A turma do Pré II retornou para a apresentação do brinquedo cantado "Escravos de Jó" com a professora de recreação Grace:
A seguir, assistimos a vibrante apresentação das turmas 201 e 202 das professoras Mônica e Kátia,com a música "Boi Garantido" do Festival de Parintins,no Amazonas:


Chegou a vez da turma 101, da professora Thamara, que apresentou coreografia para a música "O vira" ,de Ney Matogrosso: 

Para abrilhantar ainda mais nossa festa,tivemos a participação especial do grupo "Amigos da Cultura":
Em seguida, a turma 301 da professora Alexandra fez uma apresentação sobre lendas:,





Em seguida,assistimos a emocionante apresentação das turmas 401 e 501 da professora Fátima Mano, com a música "Peneirou Xerém", de Luiz Gonzaga:


Finalizamos nossa festa com uma dramatização da turma 102 da professora Bia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário