quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Visitas especiais!

No dia 16 de setembro recebemos visitas muito especiais em nossa escola. Primeiro Tia Viviana avistou uma garça no telhado da casa que fica atrás da escola:
Depois foi a vez de Andressa, Rayanne ( 3º ano - turma Árvore) e Vanieli ( Turma Sol) acompanharem o final da metamorfose de uma mariposa na parte de baixo do parquinho, perto do balanço.Elas presenciaram o momento exato em que a mariposa saiu da pupa e começou a esticar suas asas que, como podemos observar, têm um desenho que lembra os olhos de uma coruja, para enganar seus predadores:
No dia seguinte, João Pedro e Pâmela ( 3º ano - Turma Árvore) encontraram uma lagarta na árvore. Telefonamos para a bióloga Dona Ivone Tampone, que muito nos auxilia, para pedir orientações de como poderíamos cuidar da lagarta e acompanhar o processo da metamorfose. Ela nos orientou a colocá-la numa caixa com tampa e fazer furinhos para ventilação.Nos explicou também que tínhamos que alimentá-la com folhas da mesma árvore onde a encontramos:
No dia seguinte, ela já tinha se fixado na tampa da caixa e começado a fazer seu casulo:
Estamos acompanhando as mudanças:
Pesquisamos na internet para saber mais sobre esta lagarta e no que ela se transformaria.
Descobrimos que toda lagarta peluda se transforma em mariposa. Veja que tipo de mariposa nossa lagarta vai se transformar: "Esta é uma das famosas lagartas de fogo, conhecidas como taturana, sussuranas ou lagartas cabeludas. O nome científico dela é Megalopyge lanata. Os adultos não são muito grandes, medem apenas 7 cm de envergadura. São mariposas de asas brancas e corpo com coloração preta e rósea. Um curiosidade é que as fêmeas colocam os ovos sobre os pelos arrancados do próprio abdome para protegê-los contra predadores. Quando nascem, no primeiro estágio, apresentam cor avermelhada e comportamento gregário, isso quer dizer que elas ficam todas juntinhas até o próximo estágio. É preciso ter cuidado com esta espécie, pois quando são jovens (lagartas) apresentam um toxina nas cerdas que causam queimaduras, edemas e bolhas purulentas. Por isso, não é bom tocá-las. Podem ser encontradas próximo a abacateiros, jambeiros, coqueiros e outros. São bichos comuns nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo".
Pesquisamos então para saber mais sobre os cuidados que devemos ter com as lagartas:
Como prevenir acidentes: Os acidentes ocorrem geralmente na manipulação de árvores frutíferas e ornamentais (seringueiras, araticuns, cedro, figueiras-do-mato, ipês, pessegueiros, abacateiros, ameixeiras, etc.). Por isso, deve-se verificar previamente a presença de folhas roídas na copa, casulos e fezes de lagartas no solo com seu aspecto típico, semelhante a grãos dessecados de pimenta-do-reino; Observar, durante o dia, os troncos das árvores, locais onde as larvas poderão estar agrupadas. À noite, as taturanas dirigem-se para as copas das árvores para se alimentarem das folhas; Usar luvas de borracha para realizar atividades de jardinagem.
Primeiros socorros: Lavar imediatamente a área afetada com água e sabão; Usar compressas com gelo ou água gelada que auxiliam no alívio da dor; Procurar o serviço médico mais próximo; Se possível, levar o animal para identificação.
Lagartas de borboleta: Diferentemente das lagartas de mariposa, as lagartas de borboleta não apresentam cerdas (pêlos ou espinhos), tendo o dorso nu. Por não apresentarem as estruturas citadas, estes animais não causam nenhum tipo lesão.
Montamos um mural com todas as pesquisas que fizemos sobre borboletas,mariposas e metamorfose. Pesquisamos também sobre outras questões que surgiram durante o passeio na restinga, como líquens e clúsias:

2 comentários:

  1. Olá!Eu sou a Su do RJ,estou aki para parabenizá-los pelo excelente trabalho sobre lagartas,borboletas e mariposas. Em geral as pessoas tem medo ou até pavor de lagartas e por isso as matam, eu fico morrendo de pena e digo a todos que estão matando as borboletas ao matarem uma lagarta, as defendo com unhas e dentes. Meu fascínio por elas é tanto que as pessoas dizem que eu deveria ser Bióloga. Ando com uma máquina fotográfica na bolsa e às vezes consigo fotografar algumas espécies lindas, tenho mais ou menos umas 40 fotos delas, entre mariposas e borboletas. Dia desses numa viagem consegui fotografar uma lagarta dessas que vocês postaram foto com o tema: LAGARTAS DE BORBOLETA,não tive a oportunidade de pegá-la para cuidar até virar borboleta pois já estava voltando pra casa no mesmo dia, então gostaria de saber se vocês sabem em qual borboleta essa espécie se transforma ou pelo menos o nome científico dessa lagarta. Aguardo a resposta ansiosamente e agradeço desde já. Continuem fazendo trabalhos lindos como esse. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A lagarta da foto é uma Pseudosphinx tetrio, da família sphingidae. No caso desta espécie eu acho a lagarta mais bonita que a mariposa.

    ResponderExcluir