domingo, 24 de outubro de 2010

Festa do Balangandã

No dia 9 de outubro realizamos a "Festa do Balangandã", um forró cultural com música, danças, teatro,comidas típicas, brincadeiras e uma exposição de trabalhos como culminância do projeto de resgate da história de Zacarias utilizando a literatura de cordel.

Abaixo podemos conferir a parte da exposição que representou o pôr do sol na lagoa, em Zacarias. Os barcos foram feitos de favas de palmeira imperial e coco pintados pela turma Joaninha.A garça foi uma criação da Luana e o cactos da Vanieli,alunas da turma Sol.As bromélias de pet foram feitas pela turma Tubarão e a de papel foi desenhada por Gabriel e pintada por Victor Hugo, alunos da turma Tubarão.
A turma Sol produziu textos coletivos e desenhos sobre a visita à restinga e a comunidade de pesca artesanal de Zacarias.
Abaixo temos a representação da figueira que é o cenário do conto "A mulher do rabo", cedido pela historiadora Penha e relatado por Jorge Moura da Silva - 1950):
" Ouvia-se sempre de antigos pescadores da Barra de Maricá ( Sr. Ribeiro e Sr. Protásio) que quando saíam para pescar no mar ou na lagoa e passavam perto da figueira aparecia uma mulher toda de branco com um rabo enorme.Aqueles que tinham coragem seguiam a mulher que logo desaparecia e os outros pescadores medrosos corriam apavorados. A mulher aparecia e sumia sempre no mesmo local. A figueira existe até hoje."
Nós localizamos a figueira e fomo até lá com os alunos, que depois desenharam a "mulher de rabo" conforme a imaginação de cada um.Foi escolhido o desenho da aluna Pâmela da turma Árvore, que foi ampliado por ela e assim quem quisesse podia, na exposição , transformar-se na "mulher do rabo" do conto.
Ao lado, ficou o notebook onde passavam os desenhos de todas as "mulheres de rabo" criadas pelos alunos:
A turma Golfinho criou um cordel intitulado " A borboleta de Zacarias" e depois cada criança criou a sua borboleta usando massa de biscuit.
Neste cantinho, que virou um verdadeiro borboletário, tínhamos também as borboletas e lagartas criadas pela turma Joaninha.
A lagarta encontrada pelos alunos da turma Árvore também estava fazendo parte da exposição, em pleno processo de metamorfose,dentro do casulo feito por ela na tampa da caixa, esperando o momento de se transformar em mariposa.

Nas paredes e no cavalete podíamos conferir as pinturas feitas pelos alunos das turmas Árvore, Tubarão e Golfinho, retratando o que viram durante o passeio na Restinga.





A turma Sol ilustrou o poema do "Boi de Zacarias " escrito pelo poeta do local Enéas Marques e a turma Árvore fez uma releitura e criou um cordel.

A turma golfinho criou adivinhas durante o estudo do folclore.

Abaixo vemos mesas com os livros e revistas utilizados nas pesquisas e os livrinhos com os cordéis criados pelos alunos.
Neste quadro vemos as xilogravuras feitas pelas turmas Sol, Golfinho e Árvore para ilustração dos livros produzidos.

Abaixo temos as Cucas e jangadas feitas pelos alunos da turma Joaninha e as rimas sobre Maricá criadas pela turma Golfinho.

Estes cartazes sobre o nosso folclore foram feitos em grupo pelos alunos da turma Golfinho utilizando diferentes materiais como tecido, EVA, tinta e areia colorida.

Durante toda a duração da exposição foi projetada na parede as fotos dos passeios pela Restinga feitos por nossos alunos.



Vamos agora conferir as danças e apresentações. Primeiro foi a turma Joaninha que apresentou a "Ciranda do anel", de Bia Bedran, ensaiada e coreografada pela professora de dança Sharlene.


Depois foi a vez da turma Sol:



O aluno Marcello da turma Golfinho declamou o cordel criado pela turma " A borboleta de Zacarias".
As turmas Árvore e Tubarão apresentaram a encenação da história do "Boi Bumbá" com adaptação e direção também da professora Sharlene:




Finalizando, o professor de capoeira Dico fez com as turmas Golfinho, Árvore e Tubarão uma apresentação do Maculelê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário