segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Projeto Carnaval"

No mês de fevereiro desenvolvemos na escola um projeto sobre carnaval cuja culminância será a realização do "ZACAFOLIA", um baile carnavalesco infantil na sede da ACCLAPEZ (Associação Comunitária de Cultura e Lazer dos Pescadores de Zacarias).As turmas tiveram oportunidade de conhecer a história do carnaval e suas diferentes manifestações no Brasil e no mundo, realizar pesquisas, trabalhar letras de músicas e os diferentes ritmos (marchinhas, frevo, axé, samba enredo),criar instrumentos com sucata, confeccionar adereços e muito mais. Vamos conferir abaixo algumas atividades realizadas: A Turma Joaninha (Educação Infantil) foi dividida em 4 grupos e cada um pintou uma máscara gigante. Elas foram penduradas no corredor da entrada da nossa escola e também serão utilizadas para a decoração do nosso baile. A serpentina foi feita de PET:

Esta turma também realizou pesquisa em revistas sobre o carnaval e trabalhou a marchinha "Índio quer apito", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.Para o baile estão confeccionando fantasias de índio e as professoras Lúcia e Neiva aproveitaram para fazer jogos e brincadeiras com as vogais "i" e "a". Várias crianças aproveitaram o carnava para virarem joaninhas de verdade:
A professora Fernanda da "Sala de Leitura" contou para as turmas Sol ( 1º ano) e Joaninha
(Educação Infantil) a história da origem dos blocos de carnaval de Maricá,através de informações retiradas do livro "Compêndios da História de Maricá",de Alexandra Lambraki e de um texto cedido pela Historiadora Penha:
Tudo começou com os Ranchos "Jacaré" e "Tira Teima", que tinham grande rivalidade entre si.O símbolo do Jacaré era naturalmente um Jacaré e suas cores verde e branco e do "Tira Teima" era um sapo e as cores amarelo e branco.No final, as crianças montaram quebra cabeças com as figuras representativas dos ranchos.
Agradecemos a Historiadora Penha que além do texto nos cedeu fotos antigas do carnaval em nossa cidade:

A Turma Estrela ( 4º e 5º ano) pesquisou o carnaval no Brasil. Os alunos constataram que em cada região,estado e cidade vemos um modo diferente de celebrar esta tão importante manifestação popular e folclórica da nossa cultura, como por exemplo o Carnaboi no Amazonas, os Trios Elétricos na Bahia,o Frevo e os bonecos gigantes de Olinda ( Pernanbuco) e o Desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro.

Com a professora Fátima eles criaram instrumentos com sucata, e organizaram uma mini escola de samba que vai se apresentar no "Zacafolia":

Abaixo vemos a Turma Estrela com a professora Carina confeccionando as sombrinhas do frevo utilizando garrafas PET e o boneco gigante feito pela turma:

Cada turma da escola fez um tipo de convite para o "Zacafolia". Abaixo conferimos o que foi elaborado pela Turma Estrela, representando uma sombrinha do frevo:

A Turma Sol ( 1º ano) confeccionou com a Professora de Artes Bia um colar havaiano fazendo a seriação por cores:
Com a Professora Suzanne eles trabalharam também a marchinha " Mamãe eu quero", de Jararaca E V. Paiva e letra de Carmem Miranda, confeccionando um livrinho sobre ela:
A Turma Árvore ( 3º ano) fez uma produção textual coletiva sobre o carnaval e depois cada um ilustrou o texto:

Também criaram um cartaz sobre tudo que o carnaval tem utilizando fotos e letras pesquisadas em revistas;confeccionaram máscaras para enfeitar a escola e trabalharam a marchinha "Chiquita Bacana",composição de Braguinha, localizando no globo onde fica a Martinica , terra da Chiquita Bacana:

Um comentário: