terça-feira, 26 de abril de 2011

Povos Indígenas - Conhecer para valorizar!

O título desta postagem e do nosso mural foi retirado do nome de um Projeto cujo vídeo documentário foi lançado oficialmente neste mês de Abril pelo Museu do Índio. Após nossa visita ao Museu do Índio nós montamos uma exposição com alguns objetos feitos pelos povos indígenas e cedidos por empréstimo pelo Museu.

Vamos conferir a seguir as diversas atividades desenvolvidas pelas turmas da nossa Escola para conhecer melhor os povos indígenas:Alunos das turmas Árvore (3º ano ) e Estrela ( 4º e 5º ano), após apreciarem os trabalhos e assistirem um vídeo sobre o assunto, realizaram trançados com papel baseados nas cestarias dos povos indígenas:

As Turma Sol (1º ano) e Golfinho (2º ano) observaram os trabalhos feitos em argila por povos indígenas de diferentes localidades e depois assistiram a um vídeo onde uma tribo do Oiapoque mostra desde o momento em que retiram a argila até a hora da queima das peças. A seguir, vamos conferir primeiramente a Turma Sol trabalhando com a argila:

Agora é a vez da Turma Golfinho:

Com a orientação da professora Carina a Turma Estrela (4º e 5º ano) trabalhou as pinturas indígenas, seus enfeites e brincadeiras:
A Turma Árvore fez com a professora Sueli uma maquete sobre os povos indígenas que já viviam no Brasil na época do Descobrimento:
As turmas Joaninha ( Educação Infantil) e Sol (1º ano) assistiram no datashow uma apresentação com fotos de povoados indígenas e puderam observar suas pinturas e adereços. Conheceram também o jenipapo e o urucum que são utilizados para fazer suas pinturas:
Em seguida, criaram um colar utilizando o macarrão como se fosse nossas sementes:
Primeiro preparamos a tinta vermelha e colocamos o macarrão para acompanhar a transformação:
Depois foi a vez do amarelo e por último o verde:
Após secar, cada criança começou a preparar o seu colar seguindo a ordenação cíclica escolhida por eles:
Aqui podemos apreciar os colares já prontos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário