quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

II FEMULTI - Artes

Este ambiente da II FEMULTI foi dedicado exclusivamente para os trabalhos de arte tendo como inspiração as artistas contemporâneas  Beatriz Milhazes (brasileira) e Yayoi Kusama (japonesa).Os alunos da turma Gaya ( quinto ano), orientados pela professora Fátima Mano, fizeram uma releitura da instalação "Gamboa" de Beatriz Milhazes e também do móbile montado no CCBB na exposição de Yayoi Kusama (fotos acima), que foi visitada pelas turmas do terceiro, quarto e quinto ano. Registramos aqui o trabalho de montagem e o resultado final:


As releituras das obras de Beatriz Milhazes enfeitaram as paredes. Mais detalhes podem ser conferidos em postagem anterior específica sobre este trabalho.
Após o móbile das bolinhas, chegamos até a sala onde a turma Girassol ( Terceiro ano) , coordenada pela professora Aline, reproduziu alguns espaços que visitaram na exposição da artista Yayoi Kusama no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).Com 84 anos, a artista é obcecada por bolinhas e, por vontade própria, passa as noites em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, de onde só sai para ir até seu ateliê, onde cria e produz as suas obras. A mostra é uma retrospectiva do seu trabalho. Abaixo podemos ver fotos dos nossos (as) alunos no CCBB e depois o ambiente criado pela turma Girassol na FEMULTI:
Na exposição do CCBB, cada visitante recebia uma cartela com adesivos de bolinhas para colar num ambiente totalmente branco, que aos poucos, foi formando  uma instalação coletiva: 
A turma Girassol reproduziu esta experiência em proporções menores, utilizando o quadro branco da sala de aula:
As sensações causadas pela iluminação na exposição (foto abaixo)inspiraram nossos alunos, que também criaram vários efeitos especiais:
Abaixo, conferimos as releituras das obras da artista feitas pelas turmas Estrela ( quarto ano) e Gaya (Quinto ano):

A turma pesquisou e fez cartazes com detalhes da vida e obra da artista:
Outra experiência reproduzida foi "entrar na obra da artista":
Até as professoras Nathália e Aline quiseram vivenciar esta experiência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário