sábado, 2 de outubro de 2010

Xilogravuras

No trabalho com literatura de cordel nossos alunos tiveram também oportunidade de conhecer a xilogravura,muito utilizada na confecção das capas dos folhetos.Neste processo de gravação em relevo utiliza-se a madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte. Para fazer uma xilogravura é preciso uma prancha de madeira como a que vemos nas fotos acima e uma ou mais ferramentas de corte, com as quais cava-se a madeira de acordo com o desenho planejado. Depois de gravada, a matriz recebe uma fina camada de tinta espalhada com a ajuda de um rolinho. Para fazer a impressão, basta posicionar uma folha de papel sobre a prancha coberta de tinta e fazer pressão.
Primeiro nossos alunos assistiram a um vídeo mostrando como é feita a matriz:
Depois, utilizando pratinhos de isopor ao invés da madeira,nossos alunos tiveram oportunidade de criar suas próprias xilogravuras.Eles desenharam nos pratinhos, depois passaram com um rolinho tinta preta por cima e gravaram na folha de papel.
Abaixo vemos a Turma Sol ( 1º ano) fazendo as xilogravuras que foram as capas dos livrinhos da releitura do poema "Boi de Zacarias" do autor da comunidade de Zacarias Enéas Marques:
Abaixo, vemos a turma Golfinho, fazendo xilogravuras com a professora Érica e a estagiária Gabriela:
Agora é a vez de conferirmos a turma Árvore ( 3º ano) fazendo as ilustrações em xilogravura dos cordéis criados por eles :
Abaixo podemos ver como ficou um dos cordéis criados pela turma intitulado "O cordel de Zacarias":

Um comentário:

  1. Este trabalho só foi possível, porque todos os profissionais tem um comprometimento com a educação de cada criança.
    Parabens a todos da E.M Barra de Zacarias

    Angélica Barcelos

    ResponderExcluir